O Brasil ocupa o segundo lugar em número de novos casos de hanseníase no mundo e a quantidade de novos registros da doença tem crescido em estados como Mato Grosso, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins. O programa “Tarde Nacional”, da Rádio Nacional (EBC), veiculou recentemente uma entrevista com a dermatologista Ana Regina Coelho de Andrade, médica associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Na conversa, a dermatologista falou sobre sinais e sintomas da doença e o estigma que ainda existe em torno da enfermidade, reforçou que a hanseníase tem tratamento e cura, e abordou, ainda, os desafios para erradicar a doença no país. Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.
Saiba mais sobre a hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae e é transmitida pelo ar. O seu tratamento tem período de duração que varia de seis meses a um ano e o medicamento utilizado é fornecido pela União, via Sistema Único de Saúde (SUS), sem custos para o paciente. O Brasil integra o programa Estratégia Global para a Hanseníase 2016-2020, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Programa “Tarde Nacional”
O programa “Tarde Nacional” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e do Rio de Janeiro. Também pode ser conferido no site da EBC – Rádios (clique aqui e acesse).
Fonte: Rádio Nacional (EBC)