Notícia  >

Importantes informações sobre as doenças raras, que afetam 13 milhões de pessoas no Brasil

Você sabia que as doenças raras afetam mais de 13 milhões de pessoas somente no Brasil? Neste 28 de fevereiro, Dia Mundial das Doenças Raras, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) apoia, em mais um ano, o Hospital Pequeno Príncipe na conscientização sobre essas mais de 7 mil enfermidades.

A seguir, confira algumas importantes informações a respeito das doenças raras.

– As doenças raras atingem até 65 em cada 100 mil pessoas.

– Essas enfermidades são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, variando não somente de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.

– Somente no Brasil são mais de 13 milhões de pessoas que possuem uma das mais de 7 mil doenças raras já registradas.

– Ao todo, 75% dos casos de doenças raras se manifestam ainda na infância e muitos deles têm cura.

A AEW-PR apoia todos os anos as ações de conscientização sobre as doenças raras promovidas pelo Hospital Pequeno Príncipe. Desde 2016, o Hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Doenças Raras. Mas a instituição se dedica ao tratamento de pacientes com esse diagnóstico há décadas.

O Pequeno Príncipe realiza consultas, exames e aconselhamento genético sobre doenças raras. Além disso, a instituição busca minimizar os impactos da evolução dessas enfermidades por meio de tratamentos que muitas vezes incluem a realização de transplantes.

O serviço do Pequeno Príncipe – que é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil – é o que mais possui diagnósticos moleculares de doenças raras no país, ultrapassando 1,4 mil.

Com informações do Hospital Pequeno Príncipe

Biblioteca

Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI)

A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos

Notícias