Voluntários doam seu tempo e talento, e podem transformar a vida de outras pessoas. No Paraná, comemora-se em 27 de setembro o Dia do Voluntário Paranaense. E para celebrar a data, foi promovida no último sábado, dia 1º, uma confraternização que reuniu 65 voluntários da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) e do Hospital Pequeno Príncipe.
O evento foi realizado na sede da AEW-PR e contou com homenagens, música ao vivo, almoço especial e muita animação. Um dos pontos altos foi a homenagem à Ety da Conceição Gonçalves Forte, que em 2016 completa 50 anos de amor e dedicação às crianças e aos adolescentes em tratamento no Hospital. Dona Ety, como é conhecida, é presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro – mantenedora do Pequeno Príncipe – desde 1966.
Na ocasião, ela definiu seu trabalho ao longo dessas cinco décadas de uma forma simples. “É como se cada criança fosse um filho e, mesmo na dor, você percebe no olhar a alegria que os pequenos têm quando o voluntário chega para brincar. É transformador”, afirmou. “Ninguém é chamado a um hospital sem motivo, seja como voluntário ou para trabalhar. Com certeza, é uma missão única”, acrescentou.
Dona Ety, que é artista plástica e ceramista, reforçou que sempre trouxe a arte para as suas atribuições como voluntária e contou que seu espírito se renova a cada encontro que tem com as crianças. “Durante esses 50 anos, muitas pessoas me perguntaram se eu não me cansava de ter um compromisso fixo, uma obrigação, e eu nunca me cansei. Porque a cada encontro com as crianças, o voluntário passa a ser um menino e uma menina”, ressaltou a voluntária de coração.