Crianças e adolescentes que participam das atividades do Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro, em São José dos Pinhais, assistiram a uma palestra nesta segunda-feira, dia 18, sobre doenças infectocontagiosas. A ação foi promovida pela Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Na ocasião, a pediatra infectologista Marion Burger explicou as características de diversas enfermidades – como hanseníase, coqueluche, gripe, varicela e rubéola –, como elas são transmitidas e o tratamento indicado para cada uma delas.
Ao todo, estavam presentes 22 crianças e adolescentes com idade entre 12 e 15 anos. Além de tomarem conhecimento sobre o que devem fazer para prevenir essas doenças, eles receberam um folder a respeito da hanseníase. O material aborda os seus sinais, a forma de transmissão e como tratá-la. A palestra faz parte da filosofia da AEW-PR, que pretende levar informações para públicos variados e, assim, contribuir para que moléstias como essas sejam diagnosticadas de forma precoce e, consequentemente, tenham maior chance de cura.
Sobre o Centro de Amparo
O Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro foi fundado em 1989 por padres que faziam parte da Congregação dos Missionários do Verbo Divino. Atualmente, o Centro desenvolve diversas atividades no contraturno escolar, como hora de estudo, trabalhos manuais, recreação e aulas de capoeira, violão e informática. O público-alvo são os filhos de pais operários de baixa renda ou que estejam desempregados. Assim, pretende-se apoiar as meninas e os meninos em seu processo de desenvolvimento na formação humana e em suas relações com a família, na sociedade e na escola.