A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) abriu as suas portas, em outubro, para receber a terceira edição do Jardim Literário. O evento – de iniciativa da instituição parceira Hospital Pequeno Príncipe – contou com uma programação cultural gratuita aberta ao público, na qual as palavras ganharam vida, a arte iluminou a comunidade e o espírito de solidariedade floresceu. Entre as atividades realizadas estava a inauguração de uma biblioteca e de murais artísticos, além do lançamento e distribuição de livros. Todos os projetos, viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, têm o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada.
Para a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, a arte e a cultura estão intimamente ligadas à instituição. “As histórias não precisam ter fim. Elas são um incentivo para que as pessoas continuem sonhando, desenhando, trazendo cores, música e se tornem possibilidade para que todos possam ser, fazer e pertencer”, destacou Ety.
Espaços como o Jardim Literário são portas abertas para a imaginação e incentivo à arte e cultura. “As crianças e adolescentes em tratamento no Hospital estão passando por um momento de vulnerabilidade por conta da hospitalização, então levar a arte e a cultura para elas é transformador. Além disso, é uma forma de ampliar para a comunidade as ações que acontecem na instituição, como forma de democratizar as atividades culturais”, pontuou a produtora cultural Luciana Patrícia de Morais.
Projeto Mural com Cor
As atividades do Jardim Literário foram realizadas no espaço que abrigará futuramente a nova sede do Complexo Pequeno Príncipe, em um projeto em parceria com a AEW-PR. Uma delas foi a inauguração dos murais artísticos do projeto Mural com Cor, cuja realização contou com a coordenação do artista André Mendes e com as artes de Carol Lemes, Érika Lourenço e Marcela Calado, que apresentaram os conceitos e ideias sobre as criações artísticas durante o evento. O bioma Mata Atlântica está em 98% do território paranaense, onde há diversidade de ecossistemas, e foi o ponto de partida para as intervenções artísticas do projeto Mural com Cor. Este projeto também tem a AEW-PR como instituição beneficiada.
Biblioteca Pequeno Príncipe Norte
Com mais de três mil títulos e localizada no espaço da antiga capela da Associação Eunice Weaver do Paraná, o acervo reúne obras para o público infantojuvenil, além de livros sobre saúde, história da medicina e da pediatria, enfermagem, biofilia, meio ambiente, entre outros. Durante o evento, a artista e contadora de histórias Ailén Roberto participou, com as crianças e familiares, de uma roda de contação de histórias. O projeto foi organizado por meio da iniciativa Biblioteca Pequeno Príncipe e contribui para a formação de leitores e para o desenvolvimento humano, cultural e social do espaço onde a nova sede será abrigada.
Livro “É o quê? Minha, sua, nossa, língua”
Parte integrante do projeto Bonitinho Português, a obra apresenta contos que retratam o encontro dos diversos vocabulários espalhados pelo Brasil. Além disso, o projeto está produzindo um audiolivro, que estará disponível no Spotify, com o objetivo de ampliar o acesso à obra.
Livro “Uma história sem fim para o Rei Joaquim”
A publicação contém histórias presentes nas performances cênicas apresentadas pelo projeto Pipocas de Histórias, que realiza apresentações semanais no Jardim dos Sonhos do Hospital Pequeno Príncipe. Os personagens realizaram uma exibição especial para os participantes do evento. O projeto também disponibiliza vídeos com a história do livro, com tradução em Libras e audiodescrição, no canal do projeto no YouTube.
Patrocinadores dos projetos
O projeto Mural com Cor conta com o patrocínio de Aldo Solar, Metisa, Ravato, Natuphitus Cosméticos e Linde Vidros. A Biblioteca Pequeno Príncipe Norte tem o patrocínio de Veirano Advogados, Arcelor Mittal, Nórdica, Tratornew, Omni Financeira, Transunion, Andali, Haitong Brasil, Guararapes, Grupo Mafra, Austral, Itambé, Transmoreno, Electra Energy, Artely, Deal, Dicomp, Nostra Mamma e Ravato. O projeto Bonitinho Português é patrocinado por Aldo Solar; e o projeto Pipocas no Jardim dos Sonhos, por Grupo Camagril, Nórdica, Frameport, Vaccinar, Adami, Grupo Philus, Megamix, M.A. Máquinas, Plast & Pack, Metisa, Dissul, Reinvax, Nipponflex, Metalkraft e Boulos.