A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Hanseníase abriu recentemente o seu espaço nas redes sociais. Um perfil no Facebook (clique aqui e acesse) divulgará conteúdo disponível no site, notícias e eventos sobre o tema e pretende tornar o relacionamento com os seus usuários mais próximo.
A BVS Hanseníase, criada em 2007 por iniciativa do Instituto Lauro de Souza Lima, em cooperação com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS), e com o respaldo das instituições nacionais e internacionais com maior expertise na área, é uma BVS temática. Seu objetivo é reunir, organizar e disseminar a produção científica produzida, colaborando com ações no desenvolvimento de estudos e pesquisa que contribuam para a preservação da história, prevenção e tratamento da hanseníase.
Em 2019, um novo compromisso foi firmado entre as instituições que compõem o Comitê Consultivo da BVS Hanseníase. Isso a partir da premissa de que o acesso equitativo à informação e o conhecimento científico é condição essencial para melhorar as condições de saúde e aumentar a qualidade de vida dos indivíduos e da comunidade, assim seu portal foi totalmente reformulado e relançado, mais moderno e atrativo.
“É fundamental que a ciência esteja nas redes sociais fazendo sua parte que é levar conhecimento a vários públicos, tornar a informação acadêmica, a pesquisa e os debates científicos sempre mais acessíveis para construirmos um país mais justo”, afirma o president da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), Claudio Salgado. A SBH é uma entidade que integra o Comitê Consultivo da BVS.