Uma manhã com muitas atividades para dezenas de pessoas. Assim foi a confraternização de fim de ano realizada neste sábado, dia 21, na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Para começar a programação, as pessoas que foram até a sede da instituição – localizada no bairro Bacacheri, em Curitiba – foram recepcionadas com um café especial.
Cadastro
Durante a confraternização também foi realizado um mutirão para cadastro de filhos que no passado foram separados dos pais que tiveram hanseníase. Diversos dados foram coletados, como nome; se nasceram em colônias que existiam para abrigar as pessoas que tinham a doença; nome dos pais; se viveram em educandários, por quanto tempo e se depois voltaram ao convívio dos pais biológicos ou se foram adotados, por exemplo; e a existência de documentos que comprovam a separação em decorrência da enfermidade.
A ideia da direção da Associação Eunice Weaver do Paraná é ajudar essas pessoas no futuro, quando o governo federal for instituir a indenização aos filhos que foram separados de seus pais com hanseníase. A iniciativa foi anunciada em agosto pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A apresentação cênico-cultural do Bumba – que é uma das expressões populares mais comemoradas no Brasil – mesclou instrumentos, roupas coloridas e um boneco do boi. Em momentos de muita diversão, atores interagiram com a plateia, convidando todos a participar da história.