Notícias >

Mural com Cor traz cor e arte para a sede da Associação Eunice Weaver do Paraná

Entre uma capivara e um saíra-sapucaia, a Alice no País das Maravilhas olha para o lado e vê o Pequeno Príncipe em uma paisagem fantástica, cercada de árvores, plantas e águas. Montada em seu grilo gigante, alça seu voo na companhia do príncipe e encontra uma grande diversidade de espécies ao percorrer a Mata Atlântica e a Floresta de Araucárias. Essas são algumas das artes apresentadas pelo projeto cultural Mural com Cor, que, neste ano, coloriu com muita arte a sede da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR).

Crédito das fotos: Wynitow Butenas

A iniciativa buscou representar parte dos biomas do Paraná e arredores, em extensos murais artísticos assinados pelas artistas Carol Lemes, Erika Lourenço e Marcella Calado. Essas verdadeiras obras de arte estão localizadas em espaços que, em breve, irão abrigar o Pequeno Príncipe Norte, projeto de expansão do Hospital Pequeno Príncipe, que é referência quando o assunto é saúde infantojuvenil e é parceiro da AEW-PR.

As intervenções artísticas foram realizadas em cinco espaços, contemplando muros internos e externos da AEW-PR, totalizando 500m² de pintura. O ato de trabalhar em um mural de grande escala torna possível a permanência da obra artística, promovendo a fruição e a democratização da arte tanto para o público que frequenta a instituição quanto para a comunidade local dos arredores da Associação.

Os pacientes atendidos em tratamentos contínuos de saúde no local, em projetos colocados em prática pelo Hospital Pequeno Príncipe e pela própria Associação Eunice Weaver do Paraná, passaram a ter o contato com a cultura e a arte, um direito previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim, além de propiciar momentos lúdicos e afetivos, a iniciativa proporciona às crianças e aos adolescentes o conhecimento das diversas formas de expressão. Dessa forma, as manifestações artísticas e culturais se tornam importantes aliadas para o desenvolvimento emocional e social.

Inspiração do projeto

A grande inspiração das artistas foi a própria paisagem da AEW-PR, um local que preserva a biodiversidade e tem muita natureza. Carol Lemes, por exemplo, inspirou-se nas aves nativas do Paraná. Ao todo, 15 pássaros foram pintados em grande escala no parque sensorial localizado no terreno da instituição. O mural ganhou o título de “Reino dos Pássaros”.

“Quando trago os pássaros da mata nativa em tamanho gigante, tenho a intenção de dar a eles protagonismo, para que se mostrem gigantes aos olhos adultos, assim como são aos olhos das crianças, motivando a valorização e a preservação. Aqui, o protagonismo é da natureza. Enquanto o ser humano não se reconhecer como parte dela e não a tratar com cuidado, respeito e humildade, seguiremos o caminho da nossa extinção. A arte se torna uma oportunidade para as pessoas conhecerem novas espécies, e quem sabe isso possa ajudar a reconhecer as aves no seu ambiente natural”, afirma a artista.

Já Erika Lourenço uniu a fantasia e magia nos corredores de um dos edifícios da Associação. A obra, intitulada “Alice do País das Maravilhas encontra o Pequeno Príncipe”, retrata a personagem principal de Lewis Carroll conhecendo a natureza paranaense. Por vezes pequena, por vezes grande, vira montanha e fica bem pequena para observar pequenos insetos e flores nativas do Paraná.

“Minha intenção foi tornar aquele espaço algo mágico, como foram esses encontros que vivemos. Busquei criar um cantinho onde a Alice encontra o Pequeno Príncipe, os quais, juntos, passeiam em um mundo de maravilhas”, explica.

Marcella Calado, por sua vez, levou para dentro dos corredores a fauna da Mata Atlântica, típica do Paraná. Por lá, diversos animais são retratados, desde um pequeno pica-pau até a rainha das matas, a jaguatirica. No local, as crianças e os adolescentes podem divertir-se com a imensidade dos bichos.

“Para transferir tudo o que eu tinha imaginado para os murais, contei com ajuda de um batalhão – e que batalhão! Foi graças à equipe maravilhosa de artistas assistentes que conseguimos entregar esse projeto grandioso”, destaca Marcella.

Saiba mais sobre o Mural com Cor

A equipe do projeto Mural com Cor contou com 15 pessoas, que, durante um mês, se encontraram para a pintura dos murais na Associação Eunice Weaver do Paraná. Além dos três murais, com assinatura individual, outros dois murais tiveram assinatura coletiva: no portão de entrada e no muro interno que cerca a AEW-PR, com 60 metros de comprimento por quatro metros de altura.

A iniciativa – viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – realizou, ainda, seis vídeo-oficinas de artes visuais, disponibilizadas gratuitamente de forma on-line (clique aqui para conferir), e promoveu uma ação de sensibilização artística oferecida a estudantes e professores da rede pública de ensino de Curitiba. Assim, o projeto pode ser definido como sinônimo de democratização da arte, proporcionando alegria e cultura, de forma descentralizada e gratuita, para quem circula pelas redondezas do bairro curitibano Bacacheri.

Para acessar os materiais complementares, visite o site do projeto Mural com Cor. O endereço é muralcomcor.com.br.

Patrocínio

O projeto Mural com Cor foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem como instituições beneficiadas o Complexo Pequeno Príncipe, do qual o Hospital faz parte, e a Associação Eunice Weaver do Paraná. A iniciativa tem o patrocínio das empresas Aldo Solar, Metisa, Ravato, Natuphitus Cosméticos e Linde Vidros.