
Hanseníase: o controle da doença começa com o fim do preconceito!
O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.

A presidente da AEW-PR, Ety Cristina Forte Carneiro, participou recentemente do lançamento do livro nos EUA (Crédito da foto: Kettering Foundation)
O mundo tem vivido nos últimos anos um período de debates e atos relacionados ao tema democracia. Com o objetivo de fazer um convite à reflexão sobre como superar alguns dos obstáculos que impedem a ação coletiva para uma sociedade melhor, o presidente da Kettering Foundation, David Mathews, escreveu o livro “Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”. Agora, a versão em língua portuguesa será lançada em Curitiba. A edição brasileira é uma realização do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) e do Complexo Pequeno Príncipe.
O lançamento será no dia 8 de maio, às 18h, no Salão de Atos do Parque Barigui. Ele ocorrerá durante o VII Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde, que será promovido pelo Inesco e pela Faculdades Pequeno Príncipe. Recentemente, a obra foi lançada nos Estados Unidos, em Dayton, estado de Ohio. A cerimônia contou com a presença da presidente da AEW-PR e diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, que assina o prefácio da publicação; do diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro; e do secretário-executivo do Inesco, Marcio José de Almeida.
Prefácio
No prefácio de “Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”, Ety destaca a importância da participação cidadã, algo que sempre pautou os trabalhos das instituições que dirige. “Elevar a consciência de cidadania, descobrir novos formatos de participação, conhecer e reconhecer os limites e condicionantes da cultura local e, principalmente, carregar em si a vontade de pensar e agir para o coletivo. Todos esses são elementos primordiais de uma nova equação que está em formação na nossa contemporaneidade”, afirma.
“Sempre acreditei que dois é mais do que um mais um. Que dois juntos podem ser mais do que três. Que sempre é possível ser mais. Ser mais do que um, do que dois, do que três é ser coletivo. David Mathews e a Fundação Kettering nos ajudam a enxergar melhor essas potencialidades e a nos preparar para agir coletivamente”, completa.
Sobre o autor
David Mathews é presidente e CEO da Kettering Foundation desde 1981. Foi secretário da Saúde, Educação e Bem-Estar no governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Gerald R. Ford. Também atuou como reitor da Universidade do Alabama, onde foi professor de História. Na Kettering Foundation, coordena um trabalho que é focado em como fazer a democracia funcionar como ela deveria, sob a perspectiva dos cidadãos e de como as pessoas podem solucionar problemas que afetam suas vidas, suas comunidades e a sua nação. Suas pesquisas sugerem que a democracia exige cidadãos que sejam responsáveis por escolhas acertadas sobre o seu futuro, comunidades que ajam em conjunto para resolver problemas comuns, e instituições com legitimidade pública que contribuam para o fortalecimento da sociedade.

O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.

A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos
Nesta primeira matéria, você conhecerá os detalhes de um dos primeiros relatórios da instituição, relativo às atividades do ano de 1946, uma época em que o Educandário Curitiba abrigava 118 crianças
Itens foram dados a ex-moradores do Educandário Curitiba, que, no passado, funcionou na Associação. O momento tradicional e especial contribui para o fortalecimento dos laços de afeto e pertencimento