Notícias >

História da AEW-PR é marcada pelo pioneirismo de mulheres que influenciam gerações

Dia Internacional da Mulher

O dia a dia da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) é marcado, há mais de 80 anos, pelo trabalho valoroso de mulheres que se dedicam ou apoiam as atividades da instituição e que têm ajudado a transformar a vida de milhares de crianças, jovens e adultos. E essa atuação é inspirada na trajetória das pioneiras da Associação, que influenciam, também, gerações de curitibanos, paranaenses e brasileiros.

Neste 8 de março, no qual é lembrado o Dia Internacional da Mulher, a AEW-PR apresenta um pouco da história das suas pioneiras e parabeniza por essa data todas as suas colaboradoras, voluntárias e apoiadoras!

Eunice Weaver

Eunice de Souza Gabbi Weaver nasceu em 1902, no interior de São Paulo. A pioneira foi escritora, educadora e sanitarista, além de ter estudado jornalismo, sociologia, serviço social e filosofias orientais. Eunice se dedicou, tanto no Brasil quanto no exterior, ao apoio e à assistência a pessoas com hanseníase, doença que também acometeu a sua mãe.

Em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido em seus 67 anos de vida, diversas instituições espalhadas pelo Brasil, que realizam um trabalho focado na causa da luta pelos direitos das pessoas com hanseníase, levam o nome de Sociedade Eunice Weaver. Em 1970, por exemplo, a hoje AEW-PR recebeu esse nome. Mas em 2003, para adequar-se ao novo Código Civil de 2002, a instituição passou a ser chamada de Associação Eunice Weaver do Paraná.

Juril Carnasciali

Formada em Ciências Econômicas, Juril de Plácido e Silva Carnasciali seguiu os passos de seu pai – Oscar Joseph de Plácido e Silva, um dos fundadores do jornal Gazeta do Povo – e se dedicou ao jornalismo por mais de 50 anos, sendo colaboradora do referido jornal. Ao longo de seus 91 anos de vida, teve forte atuação social e participou em mais de 40 projetos e grupos de trabalho na comunidade. Juril presidiu a AEW-PR por décadas e liderou a mobilização de instituições para a prestação de serviços nas áreas educacional e social.

Em 2012, Juril deu mais uma importante contribuição à sociedade paranaense. Como presidente da Associação Eunice Weaver do Paraná, ela firmou uma parceria com a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe. Por meio dessa parceria, o Pequeno Príncipe Norte será instalado no terreno no qual a sede da AEW-PR está localizada, no bairro Bacacheri, em Curitiba. O empreendimento terá como foco a assistência em saúde, a pesquisa, a educação, a cultura, a mobilização social e a conservação da natureza em favor da vida.

Ety Gonçalves Forte

Voluntária de coração, artista plástica por paixão e executiva competente. Assim pode ser definida Ety da Conceição Gonçalves Forte. Mas ela é ainda mais. É exemplo de luta apaixonada e de concretização. Dona Ety, como é carinhosamente chamada, preside voluntariamente, há mais de 56 anos, a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. A sua atuação no então Hospital de Crianças César Pernetta e hoje no Hospital Pequeno Príncipe – inaugurado sob sua liderança – tem deixado a marca do atendimento em saúde humanizado e com excelência técnico-científica e inovação prestado a milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Ety tem o dom de unir cidadãos, empresários e políticos na causa da saúde infantojuvenil. O mais recente passo em sua história é a concretização do campus integrado em saúde Pequeno Príncipe Norte. “Dona Ety é uma realizadora, que deseja para as crianças do Brasil o que quer para os seus filhos e netos”, afirmou a sua filha Ety Cristina Forte Carneiro, que é diretora-executiva do Hospital e diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. A frase foi dita em 2021, durante o evento que celebrou os 80 anos da Associação Eunice Weaver do Paraná.

Ety Cristina Forte Carneiro

Dia Internacional da MulherArquiteta, gestora, mãe e avó. Essas são algumas palavras que podem ser utilizadas para referir-se à Ety Cristina Forte Carneiro. E inspirada na trajetória de sua mãe, Dona Ety, ela se dedica a transformar a vida de crianças e adolescentes por meio da sua atuação no Complexo Pequeno Príncipe, em cargos de gestão ocupados no Hospital Pequeno Príncipe e no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Ety já atuou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba); presidiu o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA-PR); e presidiu de forma voluntária a Associação Eunice Weaver do Paraná, missão que recebeu das mãos de Juril Carnasciali e que cumpriu de 2012 a 2016. No dia a dia, ela une a sua formação profissional – com passagens pela Universidade Federal do Paraná, pela Fundação Getúlio Vargas e pela Boston University, por exemplo – e a sua sensibilidade em prol das causas da saúde infantojuvenil e da proteção, da formação e da assistência em saúde oferecidas a pessoas em situação de vulnerabilidade.